Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

terça-feira, 7 de julho de 2009

A cerimônia do Chá



A cerimônia do chá, conhecida como "chanoyu" em japonês, é um passatempo estético peculiar ao Japão que se caracteriza por servir e beber o "matcha", um chá verde pulverizado.
A cerimônia do chá regular consiste: da primeira sessão na qual uma refeição ligeira, denominada "kaiseki", é
servida; da "nakadachi" ou breve pausa; da gozairi , a parte principal da cerimônia, onde o "koicha" ou chá de textura espessa, é Servido e da ingestão do "usucha" ou chá de textura fina. Toda a cerimônia leva cerca de quatro horas. Frequentemente, apenas o "usucha" é servido, o que requer cerca de uma hora.
No dia 08 de Junho, último, o Grupo Cultural na Casa das Palmeiras foi bem diferente: realizou-se uma cerimônia do chá. A nossa “chanoyu”, cerimônia do chá, ocorreu de forma muito tranqüila. Uma pequena “sukiya” ou casa do chá foi montada na nossa sala principal. Esteiras foram estrategicamente colocadas no chão e a decoração ficou por conta de alguns objetos orientais e os arranjos ou “ikebanas” produzidos na atividade anterior. Uma pequena história foi contada e depois todos ficaram em silencio, ao som de belíssimas sinfonias orientais enquanto o “matcha” ou chá era servido. Existiam três tipos de chá: chá verde com folhas de 5 anos, chá verde com folhas de 2 anos e chá mate, típico em nossa cultura brasileira. Os chás foram servidos em pequenas "cha-wan" (tigelas) de plástico e todos puderam degustar o “matcha” enquanto meditavam ou observavam os trabalhos e objetos no local. Em um determinado momento de nossa cerimônia, Fabrício nos prestigiou com uma seleção de músicas brasileiras ao som do violão, dando um toque bem brasileiro e totalmente descontraído a nossa cerimônia. No final, foi sugerido que as pessoas compartilhassem o sentimento através de depoimentos ditos ou escritos. De um modo geral, todos gostaram muito e sentiram uma enorme paz, sugerindo até mesmo que esta atividade aconteça mais vezes.

Eis aqui algumas frases que foram escritas:
“O grupo cultural de hoje dia 08/06/09 está muito bom, pois está transmitindo uma paz muito grande.” - T. J.
__________
“O chá estava quentinho, uma delícia, e muito saudável. Eu gostei muito
desse chá, do chá...e de saber sobre o chá, sua história...” - L. M.
___________________
“O caminho do chá
A disciplina do espirito
a) Retidão
b) tranquilidade
c) Serenidade
d) Compaixão
e) A paz...

A ética da conduta humana
a)Cordialidade
b)Humanidade
c)Sociabilidade
d)Moralidade
e)Educação da arte

Princípio do caminho da eternidade” - P. M.
_______________________
Organização: Vanesa Ferreira - Colaboradora / Psicóloga.
________________________________

Nenhum comentário: