Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Expressões Silenciosas



O projeto “Expressões Silenciosas”, como processo terapêutico, buscou registrar, de forma singela, as riquezas produzidas no silêncio das palavras. As mãos que trabalham, os olhos atentos, que tudo observam, a simplicidade dos gestos, o sorriso que surge diante do novo, do simples, a alegria que transborda, a seriedade que surpreende, a plenitude que nos toca, palavras que não são ditas, mas expressas.
O trabalho, inspirado na exposição “Paisagens Silenciosas”, de Lucila Wroblewski, teve como base os livros de Nise da Silveira: “Terapêutica Ocupacional” e “Casa das Plmeiras -Emoção de Lidar”. A exposição na Casa das Palmeiras permaneceu por 1 mês no local e durante esse período o local foi preenchido por belíssimos concertos, clássicos por todos conhecidos, tocados diariamente no som do local.
A exposição ficou alocada em um pequeno espaço do salão principal e todas as fotos, coladas em ambos lados de uma pequena moldura de cartolina , ficaram suspensas apenas por fios de nylon, de diversos tamanhos, de modo que ficassem "livres", dançando no ar. Os clientes se mostraram muito curiosos com a novidade na Casa; o local escolhido para a mostra das fotografias. E foi imensamente prazeroso ver alguns clientes se aproximando, lentamente e silenciosamente, buscando suas fotos. Alguns voltavam, atentos a suas próprias imagens, outros observavam os amigos, os que diziam não ter gostado da própria postura enquanto trabalhava, os que confirmavam "este aqui sou eu no ateliê?" e ainda os que se surpreendiam com a sua própria expressão.
Vanessa Ferreira – Psicóloga - Colaboradora
______________________________________________

Nenhum comentário: