Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

domingo, 20 de junho de 2010

Jardinagem

A atividade de Jardinagem se dá mais como conservação do jardim. Os clientes são sempre acompanhados de colaboradores para orientar no corte das folhas, com novos plantios e mesmo regarem as mesmas. Como qualquer atividade esta necessita de quem tenha inclinação para os cuidados e com naturalidade estimular o interesse pelas plantas.
A primeira providência ao iniciar esta atividade foi comprar a melhor terra em razão de boa quantidade de plantas terem sido doadas. Os vasos de barro grandes, médios e pequenos foram reativados com nova terra e receberam novas mudas. Na sua maioria vários tipos de folhagens. Algumas suculentas que preferem o Sol, não necessitam de água. Trabalho que vem sendo feito desde início de 2006, nas horas livres, sem horários determinados.
Poucos clientes se interessam por cuidarem das plantas. Uns seis a oito são mais constantes em participar da jardinagem, sempre com muita delicadeza e atenção afetuosa para com a natureza. Uns tem receios de sujar as mãos, outros só observando de longe embora acompanhando todo o movimento façam observações práticas como: “é preciso cortar esta folhagem”, “tirar aquele galho velho”, “é preciso remover a terra deste vaso”. Outros sem medo de segurar a tesoura e cortar o que é preciso. Um cliente muito introvertido fica de longe observando atentamente os movimentos da poda, o remover a terra ou quando se rega as plantas.
Dar um passeio no jardim em momentos de tensões ou ansiedades é sempre terapêutico. Um convite à pessoa para dar um passeio pelo jardim de mãos ou braços dados observando as folhagens, os brotos novos que surgem, ou simplesmente uma silenciosa caminhada mobilizando despertar um olhar mais dirigido para a vegetação ali presente, um olhar para a realidade viva que é a natureza.
Algumas vezes nos reunimos para conversarmos sobre a natureza das plantas, assim como sobre as verduras, os legumes, as árvores. Como as sementes que germinam crescem e tornam-se árvores com florações e seus saborosos frutos. Cada um pode expressar com entusiasmo ou com calma, as frutas que mais gostam e mesmo as que detestam e não suportam o cheiro ou sabor. A conversa, também, recai em relação à natureza das flores - O Floral é uma atividade muito alegre na Casa da Palmeiras, e a Jardinagem é outro instrumento terapêutico com excelentes resultados na psicologia da esquizofrenia - nas palavras de Nise -"estado alterado de ser".

Um cliente disse: “As árvores suportam tudo, verão, inverno, ventania, tempestade... as árvores aguentam tudo.”
Ano passado em 2009 iniciamos uma pequena horta no lado lateral da Casa; alecrim, manjericão, boldo, salsa e três pés de limoeiro. T. é pessoa sempre interessada cuidar da horta. Sempre alguns clientes participam esta atividade com interesse. Observamos que a terra precisa ser renovada.

Uma observação muito profunda é antiga e sempre lembrada na história da Casa - palavras ditas por José Bastos: “A planta ensina que é preciso ser paciente para crescer...”

________________________

Nenhum comentário: