Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Carl Gustav Jung

Jung nasceu a 26 de julho de 1875, numa aldeia em Kesswil, cantão da Turgovia, Suiça.
Dr. Edgar Tavares na Casa das Palmeiras lembrou na tarde de ontem, 26 de julho, o nascimento de Jung há 135 anos. E da importância de seu pensamento para a vida e obra de Dra. Nise da Silveira, assim com a sua contribuição cultural para a Casa das Palmeiras.

Para comemorar, um pouco de Jung:

“Nenhum valor psíquico pode desaparecer sem que seja substituído por outro”

“Rigorosamente falando, o princípio espiritual não entra em colisão com o instinto, mas com a instintividade cega na qual se manifesta predominância injustificada da natureza instintiva em relação ao espiritual. O espiritual também se apresenta na vida psíquica como um instinto, mesmo como uma paixão ou, segundo disse Nietzche, ‘como um fogo devorador’. Não se deriva de qualquer outro instinto, mas é um princípio sui generis, uma forma específica e necessária da força instintiva”.

“O símbolo não traz explicações; impulsiona para além de si mesmo na direção de um sentido ainda distante, inapreensível, obscuramente pressentido e que nenhuma palavra de língua falada poderia exprimir de maneira satisfatória”.
Nise da Silveira - Jung Vida e Obra, Paz e Terra, SP, 2003.

Mandala (sânscrito) significa círculo, e mais especialmente, círculo mágico, As mandalas não se difundiram só em todo Oriente, mas também existe entre nós;foram representadas abundantemente, na Idade Média. São numerosas no início da idade média no mundo cristão; muitas delas tem o Cristo no centro e os quatro evangelistas ou seus símbolos nos quatro pontos cardeais. Esta concepção deve ser muito antiga, uma vez que entre as egípcios Horus era representado do mesmo modo, com seus quatro filhos” .
Memórias, Sonhos e Reflexões - Editora Nova Fronteira, RJ, 1975.
____________________________

Nenhum comentário: