Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

sábado, 4 de setembro de 2010

Encontro de mestres

Jesusha Chang
( Revista Quaternio, nº 8, do Grupo de Estudos C. G. Jung, 2001, pág. 118)

Em 29/8/96, encontro de mestres: Dra. Nise da Silveira com o Mestre Liu Pai Lin.
(chá das 5 com cinco presenças: Dra. Nise, Mestre Liu, Dra. Alice, Jerusha e Franklin Chang).
Dra. Nise comenta sobre seu interesse na questão do conhecimento do espírito.
O Mestre e a Dra. Nise deram-se as mãos e fitaram-se nos olhos.

Mestre: Porque você é muito espiritual, pode captar de imediato o segredo da Iluminação: resume-se em duas palavras – espírito e energia. O centro do espírito é o sol Interior que é o centro do sexto sentido. Concentrá-lo é irradiar sua luz pra Terra que é a raiz da energia. O espírito fica abraçado nesse centro que, como um vaso, o recebe. Para que o espírito não disperse, deve recolher, para que a energia não disperse, deve se reunir com o espírito.
Nise: Como você sabe que sou espiritual?

M: Tenho meu centro no sexto sentido treinado, portanto, sinto só no contato.
N: O mestre está mais jovem do que quando o conheci. Também quero ficar assim. Me ensina?

M: Meu segredo é esse: união de espírito e energia, criar o hábito dessa união a cada momento, não se esquecer nenhum segundo de retornar à unidade do ser.
N: E a energia dos animais?

M: É diferente da energia humana. Para se recuperar da energia perdida é necessária a ajuda de energia semelhante. Se essa mesa quebra, usamos madeira para consertá-la, se a roupa rasga, usamos tecido para remendá-la, se o homem adoece, necessita ser tratado com energia humana. Em outro nível, o homem pode também se repor da energia do céu religando-se com sua origem, através de seu redemoinho e rede nervosa em contato direto com o céu. Porque o envelhecimento do homem vem do enfraquecimento de seus nervos, os nervos são yin e os ossos são yang. Na velhice é difícil manter a flexibilidade dos ossos, porque os nervos fracos não alimentam os ossos. Daí a importância do segredo taoísta: o centro do espírito é fruto dos ossos e nascente da rede nervosa – se alimenta do céu e daí energiza todos os nervos e ossos. Por onde a energia circula, se sente calor ou eletricidade.
N: Estava com a respiração muito superficial e uma professora de ioga me disse que eu precisava respirar mais profundamente, porém eu não conseguia. Então eu vi o gato-onça deitado de lado respirando com todo o corpo e tentei também, deitada de lado, fazer aquela respiração. Consegui. Hoje sinto minha respiração muito boa, e o gato é o “mestre-onça”.

M: O envelhecimento do homem também se associa ao enfraquecimento do pulmão e rins: à medida que a respiração fica mais superficial ocorre a separação do fogo e água, onde a pessoa entra num processo onde mais expira que inspira até que, no final da vida, só expira, não expira mais. Portanto o que acaba é a força dos rins, a principal responsável pela inspiração. Como a respiração taoísta fortalece os rins, aumenta a força de captação da energia de fora, ajudando a respiração pulmonar.

Dra. Alice: Isso sobre respiração é novidade. Nunca ouvi essa forma de respirar.
M: A Dra. Precisa também da ajuda externa de uma massagem na barriga, para fortalecer sua energia vital e circular essa energia na raiz. Essa massagem deve ser realizada por uma criança de 7 a 12 anos, de prefer6encia menino. Porque uma pessoa espiritual como você deve viver muito para continuar ajudando os outros. Qual a utilidade de uma tartaruga de 500 anos? Queremos comemorara seu aniversário de 100anos!
(Dra. Sorri!)
M: Por favor, não se esqueça de, constantemente, recolher o espírito na raiz da energia até sentir calor, e quando o calor aumentar, a energia fortalece e você pode mandar essa energia para a perna quebrada. Porque o segredo é esse, o resto é ilusão, tudo é falso, apenas isso é verdadeiro.

P. S. Infelizmente, ambos não chegaram aos 100 anos, mas deixaram seus ensinamentos para o próximo milênio. Mestre Liu faleceu em 8/2/2000, exatamente 100 dias após o falecimento da Dra. Nise.
___________
Da visita do mestre Liu Pai Lin à casa de Dra. Nise da Silveira foi possível este belíssimo encontro. O mestre Liu nasceu na China. Aos 70 anos de idade veio visitar o Brasil e se encantando com o povo, o clima e as frutas, e, com isso, resolveu aqui ficar para ensinar o Tai Chi Chuan. Grande mestre em Tai Chi e Chi Kung, Liu Pai Lin foi, também, reconhecido como uma autoridade em medicina chinesa em vários países. Formou os melhores profissionais.
_______________
Dra Alice Marques dos Santos, psiquiatra, foi grande esteio; braço e sustentáculo de Dra. Nise desde o início de suas atividades no Engenho de Dentro, sendo a 1ª Diretora de um hospital de Psiquiatria na América do Sul, Hospital Odilon Galotti.
__________________________

Nenhum comentário: