Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Poema de Natal

Jorge de Lima

Ó meu Jesus, quando você
ficar assim maiorzinho
venha para darmos um passeio
que eu também gosto das crianças
.
Iremos ver as feras mansas
que há no jardim zoológico.
E em qualquer dia feriado
iremos, então, por exemplo,
ver Cristo Rei Corcovado
.
E quem passar
vendo o menino
há de dizer: ali vai o filho
de Nossa Senhora da Conceição!
.
— Aquele menino que vai ali
(diversos homens logo dirão)
sabe mais coisas que todos nós!
— Bom dia, Jesus! – dirá uma voz
.
E outras vozes cochicharão:
— É o belo menino que está no livro
da minha primeira comunhão!
.
_ Como está forte! – Nada mudou!
— Que boa saúde! Que boas cores!
(Dirão adiante outros senhores)
.
Mas outra gente de aspecto vário
há de dizer ao ver você:
— É o menino do carpinteiro!
.
E quando voltarmos
pra casa, à noite,
e forem pra o vício os pecadores,
eles sem dúvida me convidarão
.
Eu hei de inventar pretextos sutis
pra você me deixar sozinho ir.
Menino Jesus, miserere nobis,
Segure com força a minha mão.
~~~~~~
Alagoano, Jorge de Lima (1895-1953) aderiu ao modernismo em 1925. Escreveu um romance surrealista (O anjo, 1934) e teve uma fase religiosa, cujo ápice foi em 1935, com a obra A túnica inconsútil. Extraído de Poemas escolhidos (1925-30), estabelece uma relação de grande proximidade entre os homens e o Menino Jesus.
******
Com a aproximação do Natal, todos na Casa das Palmeiras, refletem sobre a comemoração do Nascimento do Novo, de novos sonhos/desejos para 2011.
Para todos desejamos Feliz Natal e Próspero ano de 2011, repleto de Alegrias, Saúde e Realizações !
____________________________

Nenhum comentário: