Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Jornal - O Arauto

O Jornal da Casa das Palmeiras nas palavras de um antigo cliente:


“O Arauto é um dos remédios da Casa das Palmeiras”.


Produzido artesanalmente a partir do material dos clientes, o jornal é um apanhado dos acontecimentos do último trimestre. Ele é feito duas vezes por semestre, geralmente, por ocasião das Festas comemorativas da Páscoa, Junina (São João), Primavera e Natal. Sua distribuição é interna. Por vezes algo é produzido especialmente para ser publicado. Geralmente o material é selecionado próximo à data de sua publicação, sendo importante lembrar que o material a ser editado é sempre uma escolha do próprio cliente. Eles participam diretamente na criação imagística de O Arauto. Alguns participam com textos dando a sua opinião ou em organizar as matérias da paginação, e mesmo grampear. Colaborando sempre na editoração com auxílio dos estagiários e colaboradores.
O jornal é sempre resultado dos trabalhos realizados na Casa. Usa-se reproduções; imagens plásticas produzidas nos ateliês de modelagem, desenho ou colagem, realizações de artes aplicadas, oficina literária de poesia ou frases escritas no arranjo floral. No O Arauto é possível encontrar ainda matérias sobre vários assuntos como os jogos esportivos, almoço cultural, festas, passeios, memórias históricas referentes a Casa, as estações do ano ou piadas. Opiniões e pensamentos dos clientes. Textos de outros autores quando referentes ao período em que se está vivendo, sempre dentro do contexto. Podem aparecer textos referentes à Nise da Silveira ou C. G. Jung, fios condutores da Casa.
Quando O Arauto está pronto os clientes o levam para suas casas. Além de despertar interesse pela produção do mesmo, o jornal também é forma de contato, ainda que indireta, com aqueles que não estão presentes no cotidiano da casa. Os trabalhos reproduzidos no jornal trazem satisfação para os familiares que compartilham com a produção criadora e, por vezes, se surpreendem com as pequenas mudanças conquistadas a cada mês.
Frases de O Arauto: “O Brasil está mostrando para o mundo que tem condição de sediar uma olimpíada”, T.J - “A Casa das Palmeiras é um Oásis”, M.- “O povo tem que ter consciência de que estão escolhendo seus representantes nas câmaras municipais e prefeituras. Por isto o voto é muito importante porque disto depende o futuro da nossa cidade”, T - “A primavera é uma estação que sempre traz uma expectativa de renovação mesmo de vida e de valores e ao mesmo tempo uma esperança de dias melhores”, N – “No outono já não é tão quente nem tão frio, é intermediário, tempo que mais gosto por ser período do meu aniversário”, N - ”Aqui eu tenho amigos,” R. “Adoro a Casa das Palmeiras aqui eu faço amizades, eu gosto de colecionar amigos”, P.C. “As flores são belas, as flores são maravilhosas, as flores são exuberantes, as flores são floridas”, R.
O jornal O Arauto é uma das momórias da história da Casa das Palmeiras.

______________________________

Nenhum comentário: