Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Nise Magalhães da Silveira: Formação Junguiana

Arquivo:
Toda a Obra da psiquiatra Nise da Silveira está pontuada em seu vasto conhecimento em Jung; teoria e prática. Mulher de cultura clássica, de extraordinária curiosidade intelectual, estudiosa por toda a sua vida, teve indiscutivelmente em Carl Gustav Jung seu mestre maior. Uma Junguiana sem rigores formais. Ela foi quatro vezes à Europa, Suíça, por três vezes pesquisar e estudar o processo criativo e imagens do inconsciente no Instituto Jung, Zurique. E lá, na Suíça, fez análise com Dra. Marie- Louise von Franz.
Numa bela Festa de São João e São Pedro, da Casa das Palmeiras, 29 de junho de 2007, para a alegria dos clientes, seus familiares e todos nós presentes, ali conversando com Paulo Alberto Monteiro de Barros [Arthur da Távora], Presidente da Casa, perguntamos o que ele achava de umas poucas pessoas dizerem que Nise da Silveira não fez Formação Junguiana. Ele respondeu de imediato: “Fez com o próprio Jung” e sorriu. Ele que foi grande amigo da Dra. Nise e estudioso de Jung, ao lado dela, por um bom tempo, não deixaria de responder com precisão sobre levianas afirmações. Nise Magalhães da Silveira desenvolveu de maneira admirável as teorias de Jung no que diz respeito à importância dos estudos das imagens do inconsciente. Fundou, aqui no Brasil, o Grupo de Estudos C. G. Jung, o Museu de Imagens do Inconsciente onde deixou um acervo imenso para ser estudado e pesquisado, com os cuidados da Sociedade dos Amigos do MII.
Seu encontro com Jung, estudos e pesquisas a partir das suas teorias, fundamentou toda a sua psicologia analítica voltada para o Grande Livro que são as imagens que emergem do inconsciente. A Casa das Palmeiras, fundada por ela, Instituição de Reabilitação com Terapêutica Ocupacional, é outro centro de estudos e pesquisa das imagens.
Nise Magalhães da Silveira publicou na Revista Quaternio, do Grupo de Estudos C. G. Jung, 1973, pg. 136: “Nosso enorme acervo de nada servirá, será coisa morta, se não for estudado. Cabe a vocês esta tarefa, que exige ter diante de si muitos anos pela frente. Cuidar, defender este patrimônio. Estudar, desenvolver nossos atuais métodos de pesquisa, tornando-os mais sistematizados e precisos, acompanhando sempre o desenvolvimento da Ciência, que não para nunca. Vocês não perderão seu tempo. Estas imagens surgidas do inconsciente, do mundo primordial, têm muitas coisas a revelar sobre dinamismos da vida psíquica e sobre os mistérios da atividade criadora”.

Nenhum comentário: