Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Processo criativo - pintura sobre vidro

 





Pintura sobre vidro
Processo criativo 

           É alegria ver o Ateliê na Casa das Palmeiras ativo com “produções plásticas - pães saindo do forno”, como sempre dizia nossa grande mestra Nise da Silveira.
          Hoje mostramos o processo de um trabalho, sobre vidro, em suas sequências, etapas. 
          Obra de Luiz A.(15.9.2014). Outras mostras serão expostas.                                    
       Na Casa das Palmeiras as produções partem do ato espontâneo de seus criadores. Impulsos internos e desejos de expressão interagem intuitivamente sem interferências. Apenas algum estímulo ou apoio, quando necessário, às questões técnicas. A produção plástica acontece com um quantum de impulso instintivo. Todo ser humano é potencialmente um criador. A capacidade de criar é essencial à natureza humana. É expansão e expressão da personalidade.
        Temos tido a alegria da colaboração e orientação do artista plástico Fernando M. Hargreaves proporcionando oportunidades com tintas em processos vários sobre vidro, papel e outros materiais.
         O anseio imagístico procura dar forma, ao se deixar revelar, desvelar o que antes era invisível ao conhecimento. O novo brotando genuíno e real. É a arte de descobrir, tornar visível o que não existia. Criar é produzir a peça única. Não se cogita beleza estética, e sim dar origem às imagens que surgem das profundezas do inconsciente. Os conteúdos expressivos surgem de emoções efetivas e diretas da sensibilidade criadora de cada pessoa, individualmente. O trabalho plástico, imagístico, não se limita ao objeto em si, é mais que representação pictórica.
       Criatividade é processo inesgotável. As mãos engendram quase por magia> Nas atividades plásticas desde o artesão das cavernas, passando por toda a história da arte antiga, clássica e moderna, acompanhamos o desdobramento das imagens interagindo em nosso emocional e dando expansão às faculdades da inteligência sensível.
        Os olhos, um telescópio; constata e contempla a obra realizada, indo além, num mergulho misterioso não só de curiosa beleza, mas de desdobramento. A criatividade plástica não visa apenas contemplação, ela é mola impulsionadora da essência da vida em movimento contínuo.

Martha (texto - colaboradora em atividades plásticas).
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um comentário:

Anônimo disse...

Sempre visito este blog.legal estes trabalhos em série.
o Grupo do Jung, o que estão lendo, estudando agora? vou procurar tempo,
Andrea