Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

terça-feira, 17 de março de 2015

Jardim da Casa das Palmeiras

           

              O pequeno Jardim da Casa das Palmeiras é um cartão de visita para quem chega. As palmeiras verdejantes que lhe dão o nome tomam conta da entrada. O verde domina o ambiente.

          E como é prazeroso ver a jardinagem ocupando este espaço de descanso. Todos gostam de estar perto das plantas, na grande varanda da entrada.
         Sempre satisfação em manusear com naturalidade a vegetação. Aprender conhecê-las melhor ao podar os galhos, retirar folhas velhas, secas, plantar e remexer a terra.   Momentos mais frequentes e outros menos. Como outras atividades na Casa das Palmeiras a Jardinagem, também, pede certa inclinação natural para com os cuidados, com os elementos da natureza; terra e água.
        Não se tem um tempo ou dia especial, determinado. Cuida-se das plantas sempre que necessário. Em horas livres; regar, podar galhos, retirar folhas amareladas, limpar o necessário. Há clientes mais introvertidos que só ficam de longe observando os movimentos da poda, o remover da terra ou quando se rega as plantas.
 
 




          Simplesmente olhar as plantas, convidar a caminhar, quando alguém está agitado ou perdido em palavras angustiantes é saudável estar entre as plantas. Levar a pessoa para dar um passeio pelo jardim de braços dados ou de mãos dadas, observando os brotos novos que surgem, as folhagens ou simplesmente uma silenciosa caminhada perto da vegetação é bom. E se expressam: “Plantas são calmantes”, “As plantinhas no vaso são minhas filhinhas”, “gosto estar no jardim”. Um pequeno gesto ao olhar as plantas em sua variedade é terapêutico, faz bem. Sempre se tem bons resultados.

          Alguns clientes têm receios de tocar na planta, mexer na terra, sujar as mãos. Fazem observações: “esta precisa de ser podada”, “folhas velhas vamos, retirar amareladas e secas”, “é preciso outro vaso maior” ou “amo as plantas, elas são lindas!”.
          Sempre estamos atentos ajudando com postura terapêutica nos cuidados necessários. Nossa lancheira, antiga funcionária, também, ama e cuida das plantas.
          Cerca de cinco a seis clientes são mais assíduos, tem mais interesse em cuidar da jardinagem.  Bonito é ver como sempre se colocam com delicadeza e afetuosa atenção para com a mãe natureza.   
          Por vezes, ao nos reunirmos, em grupo cultural e conversarmos sobre a natureza das planas; suas verduras, os legumes, as flores. A vegetação e árvores, em geral. Como as sementes que germinam crescem e tornam-se árvores com florações e seus saborosos frutos.
        Sempre é lembrada a frase de antigo cliente da Casa, Seu José Bastos: 
“A planta ensina que é preciso ser paciente para crescer”. 

 planta medicinal - boldo
                                                                                                Cuidando do Jardim

Nenhum comentário: