Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Alice Marques dos Santos - pequena homenagem

   Alice e Nise (foto m.p.f.)
      Hoje, 5 de maio, Dra, Alice estaria fazendo aniversário. 

Dra. Alice Marques dos Santos, médica psiquiatra, acompanhou e colaborou com Dra. Nise da Silveira por muitos anos. Fez parte da diretoria da Casa das Palmeira por anos seguidos. 
      Acompanhava os clientes com muita amorosidade, firmeza e alegria. Mulher culta, discreta, corajosa e dedicadíssima aos seus clientes, seguindo os passos de Nise, também, contribuiu em muito para a humanização da Psiquiatria no Brasil. Primeira mulher Diretora de um Hospital Psiquiátrico na América Latina, Hospital Odilon Gallotti, Engenho de Dentro, RJ. A primeira pessoa, realmente, a abrir as portas do Hospital para que os detentos pudessem sair às ruas e dar um passeio, libertos das grades. Testemunhamos este feito precursor. Alice e Nise eram grandes amigas, as duas viajaram juntas para a Europa, Suíça, Zurique. Frequentaram o Instituto C. G. Jung.
       Viva Alice! Anja amorosa que se mantinha silenciosa, que, usando método de Nise, fez milagres terapêuticos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Dra. Alice, que pessoa sábia e doce. Que mãezona de todos. Que modéstia escondida em silêncios junguianos. Fiz análise com ela. Feliz ver seu sorriso. Gostava de ouvir os sonhos e me ensinando ler seus significados

Casa das Palmeiras disse...

Venha visitar a Casa das Palmeiras.
Divulgue nossa página. Agradecemos.

Luis Carlos Martins Bahiense disse...

Trabalhei, e convivi, como médico plantonista da Casa das Palmeiras, com Nise e Alice, de 1963 a 1970. Elas se complementavam: Alice, sempre afeto exuberante, contrastava com Nise, na qual a aspereza nordestina vinha a tona, quando a situação a exigia. Ambas sempre as voltas com os recursos parcos da primeira Casa, a "das palmeiras" que lhe deram nome. Rua Haddock Lobo, 296, Tijuca. Muita saudade. De ambas, do abraço de Alice, da persistência e compreensão de Nise, de todo "o Povo da Casa". E de Peri e Laika, os "coterapêutas" caninos.

Casa das Palmeiras disse...

Luiz Carlos Martins Bahiense, que bela mensagem! Nise e Alice estão felizes com sua afetuosa presença, certamente. Venha um dia nos visitar. Venha à Festa Junina dia 26 à tarde.
Alegria do Povo da Casa!

Unknown disse...

Maravilhoso. A Dra. Alice é minha prima em segundo grau. Prima irmã de minha mãe D. Lygi Marques dos Santos que fará cem anos em 7 de maio de 2019.