Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

domingo, 1 de maio de 2016

Biblioteca Alice Marques dos Santos



           A Biblioteca Alice Marques dos Santos, da Casa das Palmeiras, é pequena, específica e preciosa.  Nome em homenagem à psiquiatra, companheira de trabalho junto com Nise da Silveira, nesta Instituição, desde sua fundação, e que em muito colaborou com a Biblioteca.
          Frequentada por clientes da Casa, por estagiários, colaboradores e demais pessoas, a Biblioteca está localizada na parte dos fundos da Casa, anexo, no segundo andar. Janelas arejam o pequeno espaço em local agradável para estudo, pesquisa ou trabalho silencioso.  
          Desde fins do segundo semestre de 2015, por iniciativa do amigo e sócio da Casa, o livreiro Marcos Cunha, do Buriti Sebo Literário, com auxiliares, por conta dele mesmo, iniciou-se uma reforma e higienização na Biblioteca. Foram feitos reparos e pinturas das paredes, colocado fiação nas novas luminárias e no ventilador de teto. Novas estantes de madeira foram fixadas nas paredes. Reorganização das estantes de metal. Limpeza e cuidados especiais com livros e trabalhos arquivados. Uma nova visão da Biblioteca; bastante acolhedora com larga mesa e cadeiras em torno.


         Em breve reorganizadas, nas estantes, as obras de Nise da Silveira, C. G. Jung e obras referentes a estes dois autores estarão á disposição como tudo o mais. A Casa segue, em particular, a linha de pensamento destes dois psiquiatras. Entretanto outras correntes de pensamento estarão dispostas nas estantes. Livros de medicina; Freud e autores contemporâneos. Literatura brasileira, portuguesa, em língua espanhola, francesa e inglesa. Cultura geral; filosofia, poesia, artes plásticas, religião e mitologia. Contos de fada e história da civilização.         

         Clientes e todos que atuam na Casa podendo levar livros para suas casas ao fazerem anotações num livro. Clientes, por vezes, continuarão a ajudar, ocasionalmente, em cuidados na manutenção. Com assistência pessoal é estimulado a ver, arrumar os livros e opinar. Sempre um momento prazeroso. Uma simples visita à Biblioteca é função terapêutica, e saudável. Neste caso, manusear, observar, ler os títulos dos livros e escolher algum é em si uma forma de estímulo cultural. Socialmente o cliente se mostra um ser curioso e feliz ao participar da vida da Biblioteca.

         Estamos, neste momento, em fase final da reorganização. Em breve a Biblioteca iluminada e ampliada será reativada de todo, e, com uma campanha de acordo com setores específicos. A Biblioteca é circulante; faz parte da vida regular da Casa, com emoção de lidar.

        








Ler, manusear ou mesmo contemplar as imagens é saudável, é um bom remédio” - concepção da fundadora da Casa e da biblioteca - Nise da Silveira.

Nenhum comentário: