Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Arranjo Floral - O prazer de tocar a Natureza


  
ARRANJO FLORAL – Atividade sempre prazerosa

O Arranjo Floral ocorre ao longo do ano, com intervalos, quinzenalmente, às segundas-feiras, sempre antes do lanche, de duas e meia às três e meia da tarde, no salão principal da Casa das Palmeiras.
Para esta atividade são disponibilizados aos clientes vasos e flores de variadas formas, tamanhos e cores. Uma vez anunciado o início da atividade, todos os clientes são estimulados a escolher o seu vaso e a criar seu arranjo de flores.
Vale ressaltar que um ou dois clientes são convidados à função de auxiliar o estagiário no corte dos talos das flores conforme requisitado por outros clientes.
Em seguida, todos recebem papel e lápis para escrever ou desenhar o que desejar e, em seguida, colar com fita adesiva suas mensagens no vaso referente ao seu arranjo. Uma vez todos tendo terminado de escrever as mensagens elas são lidas ou mostradas junto ao arranjo floral, pelo seu criador, diante de todos os presentes. Ao terminar, todos estão convidados a decorar a Casa com suas criações ou oferecer a alguém como um presente.
Imagens do arquivo


Ao longo do tempo os temas escolhidos tem sido: amor, felicidade, alegria, vida, saudade, liberdade, família e saúde.
Nesta atividade, um estagiário/a ficava responsável por observar e anotar expressões, comportamentos, comentários, bem como as características dos arranjos criados pelos clientes.

Foi observada, particularmente, a evolução de um cliente que sentava no canto do salão e apresentava fortes traços autistas. Uma vez requisitado aos poucos passou a auxiliar no corte dos talos das flores e passou a faz seu arranjo floral, cuidadosa e gradativamente sendo convidado e estimulado a criar, bem como, escrever sua própria mensagem. Com o tempo este cliente, embora permaneça em silêncio, manifesta desejo de compor seu próprio floral chamando seus pares e gosta de sentar-se à mesa junto com todos.        

~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: