Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

O Afeto Catalisador


           O Afeto Catalisador
             - dissociação / ordenação -
    Dra. Nise da Silveira, a grande precursora da metodologia aplicada no que ela denominou de  Afeto Catalizador pode ser encontrado, particularmente, em suas obras; Imagens do Inconsciente, Ed. Vozes, 2015 e O Mundo das Imagens, Ed. Ática, 2001 (esgotado).
    Na Casa das Palmeiras este método em relação às atividades expressivas, se faz pela presença com postura afetiva e acolhedora da parte dos estagiários/as e/ou colaboradores, fundamental para que se tenham respostas concretas diante da mobilização criadora, existente em cada ser humano. Os usuários, clientes da casa, nos ateliês, se permitem expressar com espontaneidade e com prazer potencialidades que emergem do inconsciente. Seguramente quando encontram receptividade afetuosa sem exigências. 

 
 




    A produção criadora sempre falará mais alto que palavras. Os olhares, postura compenetrada e sorriso no processo criador são respostas de beleza e encantamento. Penetração no mundo interno.   



     A Casa das Palmeiras não é espaço de entretenimento, e sim, um oásis de afeto, produções expressivas com liberdade criadora;  matéria de estudo e pesquisa científica. 

Nenhum comentário: